O com o que já aprendemos, agente temos uma base para tocarmos varia músicas. Os demais elementos musicais serão passados oportunamente mais adiante.
Sustenido e Bemol
As notas musicais do, re, mi, fa, sol, la, si, possuem entre elas uma certa distância sonora.
Não
estamos falando do volume de som das notas, mas sim das diferenças de
entonação entre os sons delas, umas são agudas, outras médias, outras
graves.
Essa distância sonora determina os diferentes sons que cada uma delas tem.
A
menor "distância", ou diferença sonora, entre duas notas é a distância
padronizada pelo sistema tonal ocidental, conhecida pelo nome de semitom, mas temos a capacidade de ouvir distâncias sonoras menores, como acontece na música indiana, por exemplo.
No sistema tonal ocidental algumas notas são separadas de outra por intervalo de semitom.
Já outras notas são separadas por intervalo de tom, que é a junção de dois semitons.
Exemplo:
Da nota DÓ para a nota RÉ existe a distância de um tom. (dois semitons)
Entre a nota DÓ e a nota RÉ existe a nota chamada DÓ# ou RÉb.
Entre as notas RÉ e MI, pelo mesmo processo visto no exemplo acima, encontramos a nota RÉ# ou MIb.
DÓ - - - - DÓ# ou RÉb - - - -RÉ - - - - RÉ# ou MIb - - - - MI
Ao fato de um mesmo som ter nomes diferentes, chamamos de ENARMONIA.
Veja agora os intervalos de tom e semitom existente entre as notas de DÓ a DÓ.
Outro exemplo

Nas teclas do piano, fica assim;
Clique na imagem para ampliar.
Repare que da nota MI para a nota FÁ, e da nota SI para a nota DÓ, não há sustenido ou bemol. O intervalo que as separa é de um semitom apenas.
- As notas musicais que possuem sustenido ou bemol, são também chamadas de notas cromáticas ou alteradas.
- Quando não conseguimos acertar o som,ou seja, a altura exata da nota, incorremos no erro de semitonar . O mesmo que DESAFINAR.
Neste segundo exemplo o som certamente não será muito agradável de se ouvir.
O sustenido (#) quando colocado em uma nota natural, Do por exemplo, eleva a altura dessa nota em meio tom (um semitom). Esta nota ficará meio tom mais aguda.
Já o bemol (b)tem efeito similar ao do sustenido, so que em sentido contrário.
O sustenido aumenta, e o bemol (b) abaixa em meio tom (um semitom) a altura da nota. A nota ficará um semitom mais grave.
Além desses dois acidentes, existem o Dobrado sustenido, que se parece um pouco com a letra "x".
A exemplo do sustenido, ele também eleva a altura da nota, só que ao invés de elevar um semitom apenas, ele irá aumentar a altura da nota em dois semitons (um tom). Isso irá fazer com que o som da nota Dó dobrado sustenido, seja exatamente o mesmo som da nota RÉ natural. Pois o RÉ natural, encontra-se a dois semitons acima da nota DÓ natural.
O outro acidente é o Dobrado bemol, "bb"
. Funciona de forma parecida com o bemol, só que ao invés de abaixar a
altura da nota em um semitom apenas, ele abaixa a entoação dessa nota em
um tom (dois semitons). Por conseqüência a nota RÉ dobrado bemol, terá o mesmo som da nota DÓ natural. Pois o DÓ natural encontra-se dois semitons abaixo da nota RÉ.
Não se preocupe. Este assunto embora seja extenso, é bem simples de entender.
Lembre-se, de Dó a Si
existem 12 sons. Dessas 12 notas, 7 são notas naturais (do re mi fa sol
la si) e 5 são notas alteradas (do# ou reb), (re# ou mib), (fa# ou sol
b), (sol# ou lab), e (la# ou sib).
Observação: O som da nota MI dobrado sustenido vai ser o mesmo que o som da nota FÁ#. E o som da nota SI dobrado sustenido, será o mesmo som da nota DÓ#.
O som da nota FÁ dobrado bemol, será o mesmo que o da nota MI b. E o som da nota DÓ dobrado obemol, será o mesmo que o da nota SI b .
Tudo isso porque, como já sabemos, de mi para fá e de si para dó o intervalo é de um semitom.
ALTERAÇÕES OCORRENTES
O efeito das alterações ocorrentes atua apenas sobre:
- as notas de mesma altura da nota que recebeu a alteração.
- as notas que estiverem DEPOIS da nota que recebeu a alteração ocorrente.
No próximo compasso a alteração ocorrente deixa de ter efeito.
Exemplo:
No exemplo acima, a 4ª nota Dó em que aparece o sustenido, e as duas últimas, serão Dó sustenido.
As três primeiras notas do exemplo e as duas notas mais agudas do exemplo, são Dó natural.
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